Quem trabalha com vendas provavelmente já ouviu a expressão: Funil de vendas. Mas, às vezes possa acontecer alguma confusão em relação à termos e como usar efetivamente essa estratégia. E, como a nossa missão é descomplicar a sua vida, trouxemos algumas ideias para você utilizar o funil no seu negócio e aumentar as suas vendas. 

Mas antes, vamos resumir o que é um funil de vendas. 

A estratégia pode se resumir a três etapas:

 

Topo do Funil

Esse é o momento de você oferecer opções para resolver o problema da pessoa que procura. São os conteúdos mais intuitivos, por exemplo, digamos que o seu negócio é um app que ajuda as pessoas a encontrar alguém para cuidar de seus cachorros quando precisar deixá-los. Um conteúdo de topo de funil seria: “Onde eu posso deixar meu cachorro quando eu for viajar?” Daí então você pode colocar 5 opções (Levar, hotel para cães, etc) entre elas um aplicativo que proporciona esse “mach” entre donos e cuidadores. 

Meio do Funil

Nessa fase o cliente já considera utilizar um negócio como o seu, mas ainda está em fase de pesquisa. No nosso caso de exemplo, o problema do consumidor pode ser como faz para confiar nas pessoas inscritas no aplicativo, então o seu conteúdo pode ser: “O que levar em consideração quando contratar serviços por aplicativo?“ 

Base do Funil

Esse é o momento de falar do seu produto. Dos problemas que ele resolve, das vantagens dele sobre os concorrentes e todo diferencial dele.

Então, agora que você já sabe o que é um funil de vendas, vamos colocar em prática?

 

Primeiro Passo – Conhecer quem compra seu produto

Conheça o seu negócio e os seus consumidores. Você precisa saber bem o que você vende e também quem compra para que a estratégia seja efetiva. Então, entenda primeiro a sua jornada de vendas e também a jornada de compra dos seus clientes.

 

Segundo Passo – Escolher onde postar o conteúdo

Para fazer o funil funcionar, você precisa produzir conteúdo. Portanto, o segundo passo é: escolher qual, ou quais, plataforma (s) irá usar para produzir esse material.

Terceiro Passo: Mensurar e testar

Se já está produzindo e postando o conteúdo você precisa mensurar os resultados do mesmo, para saber se está atingindo o público e obviamente, se está aumentando o número de vendas, já que esse é o objetivo. Promover testes também ajuda a entender melhor a jornada de compra dos seus consumidores.

E aí, pronto para colocar em prática o seu funil de vendas?

Quero ver as suas vendas lá em cima, hein! Se tiver alguma dúvida, pode comentar aqui. E, se o conteúdo te ajudou, comente também.

Menu
Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Podemos te ajudar?
Powered by